sexta-feira, agosto 06, 2004

Incompreensão

Em uma noite dessas no início da semana, ligando para uma amiga minha. A mãe dela atende.
(Para manter a privacidade da garota, vou chamá-la de XYZ. Ou melhor, de YYZ)

EU: "Boa noite!!!"
MÃE: "Boa noite!!!!!!"
EU: "A YYZ está?"
MÃE: "Está sim. Mas ela não pode falar agora. Quem é?"
EU: "É o Marcelo."
MÃE: "Opa, oi Marcelo!! Como vai você?"
EU: "Tudo ótimo, e você?"
MÃE: "Também! Poxa, a sopa está acabando..."
EU: "Ah, vocês estão jantando?"

(Silêncio...)

MÃE (aos risos): "Nããão!! Eu quis dizer que as férias de vocês estão acabando!! As aulas na PUC começam semana que vem, não?"
EU (totalmente sem graça): "Aaaahhh... É, é sim..."

----------

Hoje, às 11 e meia da noite, voltando de carro da Cobal do Leblon, na companhia da mesma amiga YYZ.
(OBS: Sou o único que até hoje achava que só existia uma Cobal, a do Humaitá/Botafogo??)

YYZ: "Olha só Marcelo, que linda a lua!!!"
EU: "Ããã?"
YYZ: "A lua, Marcelo. Veja como ela está linda esta noite!!"
EU: "Pô YYZ, ela está igual a ontem e a todos os outros dias... Branca como sempre. Não sei qual é a graça que as pessoas vêem na lua, nas estrelas, nos planetas. Eles estão sempre lá, semi-imóveis e quietos no canto deles."
(Detalhe: YYZ é apaixonada pela lua, estrelas, planetas e um monte desses outros objetos celestes. É assídua freqüentadora do Planetário. Chegou inclusive a fazer um daqueles cursos malucos sobre estrelas que eles têm lá.)
YYZ (absolutamente revoltada): "CARACA MARCELO, BRINCADEIRA !!! Que romântico você é, hein? Pfff..."
EU (em tom desanimador/reconciliador): "Tá... tá bom, tá bom... a lua até é legal..."

(Um pequeno segundo de silêncio)

YYZ (aos risos): "Meu Deus, quem é que vira e diz que 'a lua até é legal' ?? Só você mesmo... ainda mais nesse tom, que não convence ninguém...por favor! Hahahaha"

Cara, um absurdo alguém dizer que não sou romântico. Com base em um comentário impensado e inocente como esse de hoje à noite, minha amigassa YYZ vai e tira conclusões precipitadas a meu respeito. Para vocês verem que, quando digo que muitas vezes as pessoas não me compreendem como deveriam, não estou brincando.

E, embora alguns possam dar interpretações capciosas para esse diálogo (mostrando mais uma vez como posso não ser devidamente compreendido), a YYZ é só minha AMIGA. Olhem o respeito, embora não tenha dado as caras por esse blog há muito tempo (e bota tempo nisso), ela pode vir a ler esse post!